07.12.2018

Início ao processo da elaboração e implementação do Protocolo de Parceria e Colaboração com a CERCICA, Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais

Caros Associados,

 

Por iniciativa da Direcção da VerdeGuia, a reunião de dia 7 de Dezembro de 2018, com a Direcção da CERCICA, deu início ao processo da elaboração e implementação do Protocolo de Parceria e Colaboração com a CERCICA, Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais. Após visita guiada a todas as instalações, manifestamos a nossa eterna gratidão por toda a dinâmica criada e o trabalho realizado com as Pessoas com deficiência e incapacidades, bem como a sustentabilidade de toda a estrutura física e de recursos humanos existentes que lida diariamente com os processos de inclusão e registamos uma realidade existente de enorme valor pedagógico e de sustentabilidade da instituição.

 

É objectivo do presente Protocolo de Parceria e Colaboração promover de forma sustentada a qualidade de vida e a inclusão das Pessoas com deficiência intelectual e incapacidades, reforçando a criação de oportunidades inclusivas para o exercício autónomo de uma plena cidadania, bem como a conservação e valorização dos espaços verdes, valorizando o património urbanístico, promovendo a melhoria das condições ambientais e de qualidade de vida na Costa da Guia.

 

Nesse sentido, todos nós podemos contribuir para a capacitação e inclusão das Pessoas com deficiência e incapacidades bem como para o reforço da sustentabilidade da CERCICA e gerar valor para a mesma através da aquisição dos produtos made in CERCICA , elaborados com o apoio das Pessoas com deficiência e incapacidades.

 

 A Direcção

14.11.2018

Plano de Requalificação Ambiental e Urbana da Costa da Guia.

Trabalhos a executar na Zona 1, 2 e 3

Caros Associados,

 

Vão dar início na próxima semana, os trabalhos correspondentes à requalificação das zonas verdes da Costa da Guia por parte da CascaisAmbiente, trabalhos esses definidos no Plano de Requalificação Ambiental e Urbana da Costa da Guia em fevereiro de 2018.

 

Limpeza de vegetação e estruturas que não estejam em condições, melhoria dos acessos existentes (alargamento de passeios e pavimentação de caminhos informais), criação de um pomar na zona a norte e a criação de uma estadia formal entre as Ruas das Acácias e dos Álamos.

Definição geral dos trabalhos a executar nas Zonas 1, 2 e 3.

 

O Objectivo é manter a identidade das zonas verdes existentes e melhorar as suas condições de visitação e estadia.

 

As intervenções irão acontecer em simultâneo, se as condições climatéricas o permitirem.

 

Durante o processo, a Direcção da VerdeGuia será parte integrante do mesmo e comunicaremos aos associados o seu desenvolvimento e prazos de conclusão.

 

 A Direcção

23.10.2018

A Direcção da VerdeGuia reuniu junto ao parque infantil, com o Presidente da Junta de Freguesia de Cascais Estoril, Pedro Morais Soares, sobre a temática Plano de Tráfego Alternativo da Costa da Guia.

Caros Associados,

 

A pedido do Presidente da Junta de Freguesia de Cascais Estoril, Pedro Morais Soares, decorreu junto do parque infantil, uma reunião com a ordem de trabalhos exclusivamente sobre o Plano de Tráfego Alternativo.

 

A CMCascais solicitou a seu parecer sobre o Plano de Tráfego, e após debatermos o mesmo, ficou definido que o mesmo não serve os interesses dos moradores e não contribui para a segurança dos mesmos e visitantes da Costa da Guia.

 

Após entrega e apresentação do Plano de Tráfego Alternativo, o Presidente Pedro Morais Soares, percebeu o porquê da criação e a lógica do mesmo, a valorização do ordenamento urbano e a segurança dos moradores e visitantes.

 

Foi abordado o tema da adaptação à entrada sul da rua dos hibiscos ao Plano de Tráfego Alternativo e entregue a proposta da alteração do passeio existente, foi exposto a proposta de terminar com a entrada de veículos em sentido contrário bem como o estacionamento inadequado.

 

 A Direcção

22.10.2018

Envio do Plano de Tráfego Alternativo da Costa da Guia para a responsável da Unidade de Associativismo Ana Feu.

 

Caros Associados,

 

De acordo com estabelecido, remetemos hoje à CMCascais o Plano de Tráfego Alternativo.

 

O mesmo foi elaborado com participação dos associados e moradores que nos comunicaram as suas sugestões e foi desenhado de acordo com as necessidades demonstradas e registadas nas sugestões por maioria observadas e democraticamente escurtinadas.

 

O Plano de Tráfego Alternativo terá de ser acompanhado por sinalização vertical e horizontal adequada ao mesmo.

As marcas rodoviárias Eixo de faixa de rodagem(linha contínua e descontínua nos arruamentos de duplo sentido), Setas de selecção, bem como as Guias(limitadoras da faixa de rodagem) e criação de novas marcas reguladoras de estacionamento e paragem.

 

O Plano de Tráfego Alternativo é uma proposta alternativa ao Plano de Tráfego apresentado pela CMCascais.

 

No sentido de adaptar a entrada sul da rua dos hibiscos, ao Plano de Tráfego Alternativo, foi juntamente entregue a proposta da alteração do passeio existente, pretende-se com esta proposta terminar com a entrada de veículos em sentido contrário bem como o estacionamento inadequado.

 

Aguardamos a análise e comentários da CMCascais.

 

Brevemente comunicaremos o desenvolvimento desta temática.

 

 A Direcção

09.10.2018

Reunião com Ana Feu, responsável da Unidade de Associativismo sobre a temática Plano de Tráfego da Costa da Guia

 

Caros Associados,

 

Na sequência da reunião extraordinária realizada com a Responsável da Unidade de Associativismo da CMCascais, Ana Feu, foi solicitado à Direcção da VerdeGuia a consultoria referente ao Plano de Tráfego projectado pela CMCascais.

 

Pretende-se que o Plano de Tráfego proposto, seja debatido por todos os associados no sentido de elaborarmos um Plano de Tráfego Alternativo e o mesmo ser apresentado e entregue à Ana Feu para aprovação.

 

Após a análise, reflexão e troca de ideias com familiares, moradores ou vizinhos, agradecemos que registem e nos enviem o vosso comentário simples, objectivo  e construtivo , até ao dia 21 de Outubro de 2018, no sentido de a Direcção da VerdeGuia poder elaborar o Plano de Tráfego Alternativo, criado com a colaboração de todos os intervenientes e utentes do mesmo.

 

Relembramos que após a aprovação do Plano de Tráfego, senão definidas as sinalizações, vertical e horizontal mais adequadas, bem como a execução das lombas redutoras de velocidade em vários troços da Costa da Guia, conforme anteriormente por nós solicitadas.

 

A Direcção

09.10.2018

Consulta do Processo do Projecto Jewish Life and Learning Center da Associação Chabad por parte da Direcção da VerdeGuia

 

Caros Associados,

 

De acordo com o Pedido de Consulta do Processo no dia 17 de Agosto de 2018, foi solicitada a presença da Presidente da Direcção da VerdeGuia(requerente) no dia 9 de Outubro para a consulta do mesmo.

 

A Direcção da VerdeGuia esteve presente e analisou o projecto em formato digital e infelizmente concluiu que não existem alterações favoraveis ao moradores da Costa da Guia no Projecto já conhecido por todos.

 

O Projecto de Arquitectura foi aprovado em 27 de Agosto de 2018 e o Projecto de Estabilidade deu entrada no dia 20 de Junho de 2018 para aprovação.

 

Brevemente o Abaixo-Assinado/Petição em curso será concluido e entregue ao Presidente da CMCascais e posteriormente serão informados do novo acto de oposição a efectuar.

 

 

A Direcção

03.10.2018

Reunião com o Responsável do Departamento de Espaços Verdes Urbanos, Rui Peixoto

Caros Associados,

 

Com o objectivo de implementar soluções que melhoram a qualidade de vida de todos os moradores e visitantes da Costa da Guia, realizou-se esta reunião com a abordagem às temáticas infra descritas.

 

- Plano de Requalificação Ambiental e Urbana da Costa da Guia

     Programação dos trabalhos a executar na Zona 1, Zona 2 e Zona 3.

 

- Campanha de sensibilização “Cidadania”

     Conclusão do Projecto e sua aplicação(placas).

 

 - Zona 3

      Colocação das três papelarias e dois dispensadores de sacos para recolha de dejectos

      caninos, conforme indicado anteriormente.

 

 - Programa de prevenção da Lagarta do pinheiro

       Calendarização das práticas.

 

 - Salvaguarda dos espaços verdes

       Lista da árvores a plantar.

 

A Direcção

 

21.09.2018

Reunião com o Vereador Nuno Piteira Lopes, elemento do executivo camarário responsável pelas temáticas referentes às acções da VerdeGuia, com a presença de Ana Feu responsável da Unidade de Associativismo

 

 

Caros Associados,

 

No seguimento da solicitação da Direcção da VerdeGuia, realizou-se na passada sexta-feira, dia 21 de Setembro, uma reunião com o Vereador Nuno Piteira Lopes, responsável da área de Urbanismo da CMCascais, com a presença de Ana Feu responsável da Unidade de Associativismo.

 

A ordem de trabalhos e respectivas conclusões infra descrevemos:

 

 

LIMITES GEOGRÁFICOS DA COSTA DA GUIA | GEOCASCAIS

 

Aguardamos desde o mês de Abril deste ano a criação da área correspondente à actual Costa da Guia e sua classificação, e a alteração à classificação para Costa da Guia dos arruamentos existentes.

Foi-nos informado que as solicitações foram aprovadas em Abril mas o processo está a decorrer no sentido de finalizar o mesmo o mais breve possível.

 

 

 

NOVO PLANO DE TRÁFEGO DA COSTA DA GUIA

 

Com enorme agastamento percebemos que não existe um plano mas sim alterações, umas definidas a curto prazo e outras pensadas a longo prazo.

Não está pensado como um Plano mas sim como potenciais “melhorias” no trânsito em certas zonas definidas.

Abordamos o tema da colocação sinalética vertical e alteração ao tráfego existente, na Rua dos Hibiscos e Rua das Faias, sem consultar os moradores ou a sua Associação e como essa decisão, tomada unilateralmente, provocou não só o caos e insegurança rodoviária como a indignação por parte de todos, moradores e visitantes.

 

Neste momento, a CMCascais está, mais uma vez sem consultar os moradores nem a sua Associação, a preparar a alteração do tráfego na Rua dos Hibiscos e Rua dos Cedros (totalmente inadequada), assim como a entrada  na Rua dos Hibiscos pela Avenida Nossa Senhora do Cabo, com alteração ao passeio existente (compreendida).

Foi solicitado que urgentemente sejam executadas lombas redutoras de velocidade nas Ruas dos Vidoeiros e Pinheiros, conforme pretendido por uma maioria de associados que nos abordam com este tema da maior importância, visto serem vias de tráfego com práticas de elevada velocidade.

A Direcção da VerdeGuia manifestou o seu agastamento de forma institucional perante a prática continua de não envolver os interessados nas soluções, mas os presentes membros executivos da CMCascais afirmaram que têm legitimidade para tal perante os últimos resultados eleitorais.

 

 

 

PLANO DE REQUALIFICAÇÃO AMBIENTAL E URBANA DA COSTA DA GUIA | ZONA 1, 2 E 3

 

De acordo com o abordado e decidido nas reuniões de Abril e precedentes neste ano, está estimado que os trabalhos sejam concluídos até ao final do verão.

 

 

 

EDIFICADO DEVOLUTO (RUA DAS ACÁCIAS E RUA DOS ABETOS)

 

Temática sempre abordada em todas as reuniões, deverá ser esclarecida brevemente.

 

 

 

ASSOCIAÇÃO CHABAD | JEWISH LIFE AND LEARNING CENTER

 

O Projecto vai ser licenciado brevemente.

Foi comunicada a actual posição  da Direcção da VerdeGuia, resultante das reuniões tidas com a Associação Chabad,  para que o Projecto seja alterado pelos mesmos e essa alteração dê entrada na CMCascais para aprovação e licenciamento, em substituição do Projecto actual.

 

Continua a decorrer a Petição “Por um Melhor Projecto”,  no sentido pressionar a Associação Chabad a proceder às  alterações pretendidas no actual Projecto.

Foi solicitada mais uma reunião ao Presidente Carlos Carreiras no âmbito desta temática, para abordagem a um factor importante  até agora nunca mencionado. Esperamos que as conclusões dessa reunião sejam totalmente esclarecedoras quanto ao seu conteúdo e sua exequibilidade.

 

 

 

Lamentavelmente, percebemos que os moradores da Costa da Guia não estão a ser respeitados. A legitimidade política sobrepõe-se ao valor do senso comum, contribuindo para a alteração do espaço urbano enquanto produto social e espaço de socialização.

 

A Direcção da VerdeGuia reforça e solicita o envolvimento de todos os moradores da Costa da Guia a defender o “seu espaço”. A nossa força advém da União, do Associativismo, da Representatividade e do Diálogo.

 

A VerdeGuia só terá a Representatividade desejada com o envolvimento de todos os interessados em todas temáticas na defesa do nosso espaço urbano.

 

A Direcção

20.08.2018

Reunião com Associação Chabad Portugal,

exigência à alteração dos Projectos de Arquitectura e Arquitectura Paisagista do Jewish Life and Learning Center

 

Caros associados,

 

Na sequência do solicitado, realizou-se a reunião com o representante da Associação Chabad Portugal, David Sampson, no sentido de reforçarmos a exigência à alteração dos Projectos de Arquitectura e Arquitectura Paisagista do Jewish Life and Learning Center.

Não foi demonstrado por parte de David Sampson alguma compreensão e abertura às nossas preocupações, independentemente de afirmar que iria reunir com o Projectista.

 

Relembramos que  o processo de recolha de assinaturas dos associados da VerdeGuia e moradores da Costa da Guia, referentes ao Abaixo-Assinado "POR UM MELHOR PROJECTO " está disponível on-line.

 

Agradecemos aos associados a divulgação de todo o processo aos amigos e vizinhos residentes na Costa da Guia, no sentido de se obter o maior número de assinaturas.

 

Contamos com o apoio de TODOS no sentido de resolver da melhor forma esta situação que nos afecta a todos.

 

A Direcção

14.08.2018

Abaixo-Assinado "POR UM MELHOR PROJECTO ", exigência à alteração dos Projectos de Arquitectura e Arquitectura Paisagista do Jewish Life and Learning Center da Associação Chabad Portugal

 

Caros associados,

 

Na sequência do determinado na Assembleia Geral Extraordinária do dia 27 de Julho de 2018, informamos que na próxima quarta-feira dia 15 de Agosto, será iniciado o processo de recolha de assinaturas dos associados da VerdeGuia e moradores da Costa da Guia, referentes ao Abaixo-Assinado "POR UM MELHOR PROJECTO ", exigência à alteração dos Projectos de Arquitectura e Arquitectura Paisagista do Jewish Life and Learning Center da Associação Chabad Portugal.

 

A recolha de assinaturas será efectuada no local de implantação do Jewish Life and Learning Center, nos horários infra indicados:

 

Quarta-feira dia 15 das 10.00h às 13.00h e das 18.00h às 20.00h.

Sábados e Domingos das 10.00h às 13.00h e das 18.00h às 20.00h.

Dias da Semana das 18.00h às 20.00h.

Caso estes horários forem ajustados de acordo com o decorrer do processo, os associados serão informados dos mesmos.

 

Agradecemos aos associados a divulgação de todo o processo aos amigos e vizinhos residentes na Costa da Guia, no sentido de se obter o maior número de assinaturas.

 

Contamos com o apoio de TODOS no sentido de resolver da melhor forma esta situação que nos afecta a todos.

 

A Direcção

27.07.2018

Assembleia Geral Extraordinária

Projecto Jewish Life and Learning Center da Associação Chabad Portugal

 

Caros associados,

 

Na sequência da realização da Assembleia Geral Extraordinária do dia 27 de Julho de 2018, com ordem de trabalhos exclusiva ao Projecto Jewish Life and Learning Center, da Associação Chabad Portugal, informamos que foi determinado com a aprovação de todos os presentes, a elaboração e entrega de um Abaixo-Assinado, manifestando que as características do Projecto Jewish Life and Learning Center excedem negativamente a compreensão de todos os moradores da Costa da Guia e promover a alteração aos actuais Projectos de Arquitectura e Arquitectura Paisagista, no sentido de que os mesmos contemplem uma redução significativa do edifício e parque de estacionamento, a favor de uma maior área para o Jardim Sensorial, minimizando os impactes negativos ambiental e visual e reforçando assim a convicção de que o Jewish Life and Learning Center é para ser vivido por toda a comunidade independentemente das diferentes culturas.

 

 

Os Projectos  anteriormente referenciados encontram-se em aprovação para licenciamento na Câmara Municipal de Cascais e, apesar do Sr. Presidente Carlos Carreiras ter afirmado com a convicção que o caracteriza, que "...este projecto vai ser construído...”, a Direcção da VerdeGuia, uma vez de posse dos mesmos, promoveu de imediato várias reuniões, durante o mês de Julho, com os representantes da Associação Chabad Portugal, Rabino Eli Rosenfeld e David Sampson, com o Presidente da Junta de Freguesia Cascais Estoril, Pedro Morais Soares e com o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, para exprimir as preocupações de todos os moradores, os impactes negativos ambiental e visual que os actuais projectos representam, reforçar as suas enormes e impróprias áreas, altimetrias e volumetria desadequada, o factor de escala comparativo do edificado com os passeantes(muito superior ao que as imagens mostradas anteriormente levavam a crer), a alteração arbórea e arbustiva (árvores e arbustos a abater, remover e transplantar) e o enorme parque de estacionamento.

 

A estratégia definida em Assembleia Geral Extraordinária foi a alteração aos actuais Projectos através de um Abaixo-Assinado e, nesse sentido, tentámos já agendar uma reunião com os representantes da Associação Chabad Portugal para lhes dar conhecimento da vontade dos moradores, reunião essa que só poderá ser realizada depois do dia 16 Agosto.

Entretanto avançaremos com a recolha das assinaturas e, se dessa reunião sair um acordo que satisfaça ambas as partes, alterando-se os Projectos, o Abaixo-Assinado fica sem efeito. Se por contrário não houver da parte da Associação Chabad Portugal qualquer abertura a essas alterações, nessa altura as cerca de 5000 assinaturas serão entregues na Câmara Municipal de Cascais, ao Sr. Presidente Carlos Carreiras, como prova irrefutável da vontade dos moradores, a exigência à alteração dos Projectos do Jewish Life and Learning Center.

 

Contamos com o apoio de Todos no sentido de resolver da melhor forma esta situação que nos afecta a todos.

 

A Direcção

27.07.2018

A Direcção da VerdeGuia reuniu com o Presidente da Câmara Municipal de Cascais,

Carlos Carreiras

A Direcção da VerdeGuia manteve sempre, ao longo de todo este processo, uma posição de dialogo cordial com todas as partes envolvidas, no sentido de acompanhar o desenvolvimento do Projecto e não criar especulação sem verdadeiro conhecimento de causa. Neste momento, com o Projecto para aprovação e licenciamento, estamos todos perante um novo cenário.

Na reunião de hoje entre a Direcção da VerdeGuia, com Sr. Presidente Carlos Carreiras, com Dr. Frederico Nunes, Adjunto do Sr. Presidente e o Sr. Diretor de Departamento de Gestão Urbanística Arq. Luis Campos Guerra e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Cascais Estoril Pedro Morais Soares, manifestamos a enorme preocupação e indignação por nada ser proposto por parte da Associação Chabad Portugal  para alterar o Projecto em aprovação para licenciamento, ou seja, o Projecto continua com as características que excedem negativamente a compreensão de todos os moradores da Costa da Guia, desadequado, impróprio, de elevada pegada ecológica, não gera o valor pretendido, é produto de ausência de planeamento, fomenta o desequilíbrio entre as infraestruturas urbanas e as necessidades da comunidade local colocando em risco a sustentabilidade e a qualidade de vida que caracteriza a Costa da Guia.

Alertámos os presentes para estes factos e as preocupações de todos dos moradores. Caso este Projecto se mantenha com o desenho actual e o seu licenciamento ser aprovado, teremos todos um problema grave em mãos.

O Sr. Presidente Carlos Carreiras afirmou com a convicção que o caracteriza, que "...este projecto vai ser construído...”.

 

A Direcção

03.07.2018

A Direcção da VerdeGuia reuniu com o Presidente da Junta de Freguesia de Cascais Estoril, Pedro Morais Soares

Realizou-se pelas 09.00h, a reunião com o Presidente Pedro Morais Soares no sentido de reforçar a necessidade de respostas às nossas  preocupações que a CMCascais não consegue efectuar em tempo útil.

 

A ordem de trabalhos infra descrevemos:

 

 - Sinalética vertical e horizontal | Novo Plano de Tráfego

 

 -  Plano de Requalificação Ambiental e Urbana da Costa da Guia

    Zona 1, 2 e 3

 

 - Associação Chabad | Jewish Life and Learning Center

 

 - Edificado devoluto(Rua das Acácias e Rua dos Abetos)

 

 - Limites geográficos da Costa da Guia e classificação dos arruamentos no GeoCascais

 

A CMCascais comunicou ao Presidente da JF que a sinalética vertical colocada na Rua dos Hibiscos  e Rua das Faias tinha sido acordada com a VerdeGuia, transmitimos ao Presidente que era mentira,  não nos foi comunicada nenhuma alteração ao tráfego e colocação de qualquer tipo de sinalética. Todos percebemos que existia algo de anormal e o Presidente JF nesse mesmo momento pediu esclarecimentos à CMCascais. Percebeu que algo estava muito mal nos procedimentos desta temática, antes da colocação da sinalética a CMCascais informa a JF do proposto e isso não aconteceu.

Foi solicitado a remoção do sinal de trânsito único no início da Rua das Faias junto à Repsol ou a colocação do sinal de trânsito proibido  na rotunda junto à Praceta das Faias por questões de segurança, a remoção contínua deste último por parte de alguns energúmenos põe em causa a segurança dos moradores e visitantes da Costa da Guia.

A alteração à linha contínua para linha descontínua junto à Repsol na rua N.Srª do Cabo permitindo que se tenha acesso à Rua das Faias no sentido Guincho|Farol da Guia.

Reforçamos a necessidade urgente da execução de lombas redutoras de velocidade com passadeira incluída, estrategicamente implantadas obrigando os condutores a respeitar os limites de velocidade na Rua dos Vidoeiros, Rua dos Pinheiros e Rua das Faias,  correspondente ao efectuado de maneira exemplar e funcional na Rua da Torre.

O Presidente da JF não tem informação sobre o Novo Plano de Tráfego, irá proceder em conformidade e posteriormente nos informará.

Devido ao facto de neste momento não existir qualquer indicação da Localidade Costa da Guia, o Presidente da JF requisitou no momento duas placas e a sua colocação será indicada pela Direcção da VerdeGuia.

 

Revelámos a preocupação de nada ser transmitido sobre os trabalhos na Zona 1, 2 e 3 do Plano de Requalificação Ambiental e Urbana da Costa da Guia. A informação transmitida em 24 de Abril de 2018 contemplava a conclusão dos trabalhos no fim do verão. Situação desconhecida na JF.

 

O Projecto Chabad, concretamente o projecto de arquitectura deu entrada na CMCascais para aprovação e o Presidente da JF tinha conhecimento deste procedimento. Muito brevemente teremos dados concretos para avaliar o impacto negativo do mesmo na Costa da Guia e acções a preconizar.

 

Foi solicitado ao Presidente da JF informação jurídica, ou outra, para o edificado devoluto existente na Rua das Acácias junto ao Garoto da Guia e a moradia na Rua dos Abetos.

 

O Presidente da JF tem conhecimento da solicitação à CMCascais da actualização do GeoCascais com os limites geográficos da Costa da Guia e os arruamentos inclusos, aprovado em 24 de Abril de 2018. Irá reforçar a sua necessidade.

 

Todos percebemos a falta de rigor nos procedimentos internos e institucionais por parte da CMCascais.

 

 

A Direcção

28.06.2018

Reunião com o  elemento da CMCascais responsável da Unidade de Associativismo

Arq. Ana Feu

A nosso pedido, realizou-se pela 10.00h, a reunião com o elemento da Câmara Municipal de Cascais responsável da Unidade de Associativismo Arq. Ana Feu.

 

A ordem de trabalhos infra descrevemos:

 

 - Novo Plano de Tráfego

 

 -  Plano de Requalificação Ambiental e Urbana da Costa da Guia

    Zona 1, 2 e 3

 

 - Associação Chabad | Jewish Life and Learning Center

 

 - Edificado devoluto(Rua das Acácias e Rua dos Álamos)

 

 - Limites geográficos da Costa da Guia

 

 - Sede física.

 

Relativamente ao Novo Plano de Tráfego, não está concluído para debate com a VerdeGuia no sentido da sua optimização antes de ser implantado. Aguardamos com muita paciência os trabalhos a desenvolver pelo departamento camarário correspondente.

Foi solicitado a remoção do sinal de trânsito único no início da Rua das Faias junto à Repsol e a alteração à linha contínua para linha descontínua junto à Repsol na rua N.Srª do Cabo permitindo que se tenha acesso à Rua das Faias no sentido Guincho|Farol da Guia, a colocação de um sinal de proibido virar à direita antes da Rua dos Hibiscos no sentido rotunda Dr. Pedro Monjardino|Farol da Guia.

 

 

Revelámos a preocupação de nada ser transmitido sobre os trabalhos na Zona 1, 2 e 3 do Plano de Requalificação Ambiental e Urbana da Costa da Guia. A informação transmitida em 24 de Abril de 2018 contemplava a conclusão dos trabalhos no fim do verão.

 

O Projecto Chabad, concretamente o projecto de arquitectura deu entrada na CMCascais para aprovação. Muito brevemente teremos dados concretos para avaliar o impacto negativo do mesmo na Costa da Guia e acções a preconizar.

 

Foi requerida a solução pensada pela CMCascais, para o edificado devoluto existente na Rua das Acácias junto ao Garoto da Guia e a moradia na Rua dos Álamos na sequência de decisões judiciais que sabemos que existiram mas não nos foram disponibilizadas.

 

O GeoCascais ainda não foi actualizado com os limites geográficos da Costa da Guia. Será muito brevemente.

 

Foi debatida muito superficialmente a temática Sede, materiais, tipologia, alçados e planta a adoptar no sentido de definir a solução mais adequada. De acordo com a localização proposta, a CMCascais aguarda cadastro das redes existentes no sentido da sua exequibilidade.

 

A Direcção

28.05.2018

Reunião com o Executivo da Cascais Ambiente,

parceria com o objectivo de uma melhor qualidade de vida dos moradores e gerar valor

 

A relação institucional com a Cascais Ambiente está consistente e a reunião realizada elevou a mesma à excelência, requisito indispensável a todo o processo de dialogo no sentido de elaborarmos em conjunto planos de conservação dos espaços verdes da Costa da Guia.

A ordem de trabalhos infra descrevemos:

 

     - Plano de Requalificação Ambiental e Urbana da Costa da Guia | Zona 1

          Optimização do espaço | Criação do Pomar | Colocação dos dispensadores de sacos para recolha de dejectos caninos | Colocação de papeleiras | Proposta de colocação de vedação na zona de recreio infantil.

 

      - Campanha de sensibilização "Cidadania"(1ªfase)

           Proposta de identificação dos espaços verdes e colocação de placas identificativas dos mesmos.

 

      - Lagarta do Pinheiro ou Processionária

           Prevenção e controlo | Recomendações úteis.

 

      - Identificação de árvores a observar in-loco, perigo de queda.

 

      - Identificação e proposta de espaços a intervencionar.

 

A Direcção da VerdeGuia regista com satisfação esta parceria, que tem como objectivo uma melhor qualidade de vida dos moradores e gerar valor.

 

A Direcção

 

27.05.2018

Festejar o Dia da Criança no Espaço Zen

No próximo Sábado, dia 2 de Junho, entre s 15 e as 18h no Espaço Zen na Costa da Guia, vamos celebrar o Dia da Criança.

Estão todos convidados a trazer os filhos, sobrinhos, netos ou afilhados e passar umas horas de convívio simpático num espaço que é seu!

Haverá muita diversão para a pequenada de todas as idades, insuflável, pinturas faciais e jogos tradicionais portugueses, sempre acompanhados de umas pipocas......

No final para acalmar, uma história de temática adequada.

 

Haverá surpresas......

 

Junte-se a nós, não falte!

 

A Direcção

 

11.05.2018

Reunião com o Comando da PSP de Cascais, com a presença da Direcção da VerdeGuia e o Responsável Operacional Subintendente Francisco Alves

Decorreu hoje, 11 de Maio de 2018 pelas 10h, a reunião solicitada ao Comando da PSP de Cascais, com a presença da Direcção da VerdeGuia e o Responsável Operacional Subintendente Francisco Alves, adjunto do Comandante.

 

Fomos muito bem recebidos, ouvidos e compreendidos.

 

A ordem de trabalhos infra descrevemos;

 

           | Apresentação da Associação VerdeGuia e actual Direcção

           | Criação e reforço da relação institucional

           | Enquadramento geográfico da Costa da Guia

           | Patrulhamento | Pontos críticos da Costa da Guia

           | Partilha de informação

           | Modus operandi a adoptar de acordo com as características geográficas da Costa da Guia

           | Práticas dos moradores a adoptar no sentido de minimizar situações indesejadas

 

Está criada a parceria com a PSP de Cascais e a VerdeGuia, ficou registado que o patrulhamento irá ser feito nas manhãs, tardes e noites nos arruamentos existentes aleatóriamente no interior da Costa da Guia, até hoje o patrulhamento era efectuado unicamente na envolvente.

 

Estamos mais seguros.

 

A Direcção

 

27.04.2018

Reunião com o Presidente da Junta de Freguesia de Cascais Estoril, Pedro Morais Soares e a Direcção da VerdeGuia

Dia 27 de Abril, pelas 9h15m, realizou-se no edifício da Junta de Freguesia de Cascais Estoril uma reunião a pedido do Presidente Pedro Morais Soares, com a Direcção da VerdeGuia. As temáticas abordadas foram as referentes à reunião do dia 24 de Abril de 2018 com o Vereador Nuno Piteira Lopes da CMCascais, as mesmas foram transmitidas, discutidas e reforçadas no sentido da sua aplicabilidade o mais breve possível.

Registamos com elevado apreço a excelente relação institucional com a Junta de Freguesia de Cascais Estoril e estamos unidos na melhoria da qualidade de vida dos moradores da Costa da Guia.

 

A Direcção

 

24.04.2018

Reunião pretendida com o Vereador Nuno Piteira Lopes, elemento do executivo camarário responsável pelas temáticas referentes às acções da VerdeGuia

No seguimento de todos os processos referentes à Primeira Fase da Estratégia Global a adoptar no corrente biénio, informamos-vos que decorreu no dia 24 de abril de 2018, a reunião desejada com o executivo camarário responsável pelas áreas Intervenção Territorial, Licenciamento Económico, Promoção de Emprego, Coordenação do Associativismo, Juventude, Desporto e Veterinário Municipal, com a presença do Vereador Nuno Piteira Lopes responsável das mesmas, Maria João Faria adjunta das mesmas, Ana Cristina Feu responsável da Unidade de Associativismo e a Direcção da VerdeGuia.

 

Nuno Piteira Lopes, Maria João Faria e Ana Cristina Feu, foram receptivos a todas as temáticas da ordem de trabalhos proposta pela VerdeGuia,  demonstraram  a total concordância com a mesma e com o modus operandi proposto apesar de alguns pormenores a optimizar.

Com este enquadramento, registamos que a VerdeGuia foi ouvida, percebida e a relação institucional foi reforçada. Fazemos parte das soluções e não dos problemas.

Geramos Valor.

 

A ordem de trabalhos definida pela VerdeGuia, infra descrita, foi realizada na sua totalidade;

 

- Apresentação da nova Direcção da VerdeGuia;

      Nova Identidade Visual/Corporativa

      Site Institucional www.verdeguia.pt

 

- Sede física;

     Tipologia de equipamento e local da sua implantação.

        Tipologia por definir | Local definido.

        Tema em curso.

 

- Limites geográficos da Costa da Guia;

     Proposta de definição. Alteração ao GeoCascais2018, arruamentos classificados anteriormente e bem, como pertencentes à Costa da Guia foram alterados para Guia, ou seja a Costa da Guia não existe no sistema SIG da Câmara Municipal de Cascais.

      Proposta aceite. Alteração a efectuar em tempo útil.

 

- Marcação de nova reunião e períodicidade das posteriores.

      Bimestral com Ana Cristina Feu responsável da Unidade de Associativismo.

      Semestral com Vereador Nuno Piteira Lopes, Maria João Faria,  Ana Cristina Feu.

 

- Plano de Requalificação Ambiental e Urbana da Costa da Guia;

     Plano de trabalhos já efectuados, a executar e sua evolução.

         Zona 1 - Criação de Pomar. Espaço de recreio. Limpeza de estruturas existentes.

                          Concluidos com pormenores propostos por efectuar.

 

         Zona 2 - Associação Chabad | Jewish Life and Learning Center

                         Proposto | Procedimento a efectuar no sentido de ter acesso ao Projecto de Execução, disciplinas de Arquitectura, Estruturas, Arquitectura paisagista e Especialidades, bem como as respectivas memórias descritivas, elementos entregues para aprovação. Pretende-se ter conhecimento do real Projecto e com esses dados poder contribuir positivamente através de reuniões com o Dono de obra, Projectista, Empreiteiro e Fiscalização, de modo a que sua implantação tenha o mínimo impacto tanto ambiental como visual.

                        Solicitação aceite. Deu entrada na CMC o Projecto de Arquitectura para aprovação. Estruturas, Arquitectura Paisagista e Especialidade está por ser entregue. A VerdeGuia tem acesso a todos os dados solicitados, acompanhará todo o processo e será um dos intervenientes.

 

                      - Construção de Zona de estadia e canteiros.

                             Agendados e por concluir até ao fim do verão de 2018.

 

          Zona 3 - Alargamento de passeios e melhoria da vegetação. Formalização de percursos em saibro.

                             Agendados e por concluir até ao fim do verão de 2018.

 

- Segurança;

     Incremento das vigílias por parte da PSP e do seu carro patrulha, dia e noite.

         Proposta a ser coordenada com o Comandante Rui Alves, PSP Cascais. Reunião será muito brevente proposta.

 

- Iluminação noturna nos espaços verdes;

     Partilhar a preocupação com a CMCascais e forçar a EDP a intervir o mais breve possível.

          Apresentação do levantamento da localização das luminárias inoperacionais.

               Proposta aceite e a ser coordenada entre CMCascais e EDP.

 

- Sinalética vertical e horizontal em toda a Costa da Guia;

     Em levantamento observado está muito degradado ou inexistente.

          Única sinalética vertical existente a indicar “Costa da Guia” situa-se em frente à Casa da Guia.

         Temática  abordada e esclareciada. Existe um novo plano de tráfego e respectiva sinalética vertical e horizontal respectiva por aplicar. Teremos acesso ao mesmo muito brevemente e faremos parte do processo de optimização e aprovação.

 

- Campanha de sensibilização "Cidadania";

   Criação, divulgação, elaboração e colocação de sinalética em parceria com a Cascais Ambiente.

         Identificação de específicos espaços verdes, reforço de principios de colocação do lixo nos suportes próprios, da recolha dos dejectos dos cães por parte do passeante, o uso de trela dos cães e combate à beata do cigarro nos espaços públicos.

           Proposta aceite e a ser coordenada com a Cascais Ambiente.

 

 

Toda a informação recebida pela Direcção será analisada e posteriormente disponibilizada no site.

 

Na próxima reunião bimestral com Ana Cristina Feu, responsável da Unidade de Associativismo, faremos o levantamento das acções efectuadas e das novas até à realização da mesma.

 

A Direcção

27.03.2018

Reunião com o Presidente da Junta de Freguesia de Cascais Estoril, Pedro Morais Soares, com a presença de todas as associações de moradores locais

No passado dia 27 de Março, pelas 18h, realizou-se no edifício da Junta de Freguesia de Cascais Estoril uma reunião a pedido do Presidente Pedro Morais Soares, com a presença de todas as associações de moradores locais. Todas as associações descreveram as suas preocupações  no contexto das faculdades da Junta de Freguesia. Após a apresentação da nova Direcção da VerdeGuia, a mesma reforçou as questões da Iluminação, Segurança e Limites geográficos da Costa da Guia.

Na ordem de trabalhos da reunião constavam as iniciativas da Junta de Freguesia para o ano de 2018, limpeza do património(grafitis), a actividade física, a alimentação saudável, o voluntariado jovem, festas populares e cidadania.

 

A Direcção

 

22.03.2018

Caros Associados,

 

Na sequência da eleição da nova Direcção, como prática adoptada faz todo o sentido informar os Associados dos actuais pontos em constante análise e elaboração constituintes da Primeira Fase da Estratégia Global a adoptar no corrente biénio.

A Primeira Fase corresponde à reestruturação de base da Associação, à revisão dos estatutos, toda a comunicação interna e externa, Lista de Sócios e Protecção de Dados, criação de uma rede de serviços comuns e agregado familiar, reforço institucional com a CMCascais, Junta de Freguesia e Cascais Ambiente, digitalização dos dados administrativos. Todos estes elementos contribuem para a estrutura consistente e organizada da nossa VerdeGuia. Primeiro começar pelo início.

 

Nesse sentido, infra descrevemos os pontos mencionados que estão a decorrer neste momento:

 

 * Revisão dos Estatutos.

​      - alterações identificadas​.

 

 * Comunicação exterior e interior.

     - Nova Identidade Visual/Corporativa.

     - Cartão Virtual de Sócio.

     - Site Institucional.

     - Documentação Institucional externa e interna(estacionário).

     - Sinalética | Reforço da preservação do espaços verdes e sua identificação, respeitar a utilização e espaço envolvente dos ecoponto e contentores do lixo, forçar a apanha dejectos dos animais domésticos e forçar a colocação de beatas após extintas em local próprio.

     - Eliminação da presença no facebook.

 

   * Lista de Sócios e Protecção de Dados(actualização dos dados).

 

   * Protocolos.

       - Estamos em contacto permanente com várias instituições de várias áreas de negócio com o objectivo da criação de uma rede de serviços comuns a todos os nossos associados e agregado familiar e que através de Protocolos possam ter descontos nos mesmos.

                       **Serviços:

                             - Culturais, Saúde(Laboratórios de análise clínicas, Clínicas Dentárias, Clínicas veterinárias) e Ópticas, Bem-estar(Studio de Pilates, RPG, Treino funcional e Massagens) Viagens, Manutenção Automóvel e Motociclos(lavagens sem água ao domicílio), Supermercado Biológico, entre outros.

                             - Os Protocolos culturais pela sua natureza geográfica são os únicos que contemplam instituições não cascalenses, todos os outros estão na nossa envolvente.

 

   * Digitalização.

         - Criação um arquivo digital para uso interno.

         - Tentar eliminar a comunicação física externa e interna.

 

Agradecemos aos Associados que através da sua experiência de vida, da experiência profissional e do curriculum académico, ponderem e estruturem as vossas sugestões e as remetam para o nosso correio electrónico. Serão sempre analisadas e discutidas pela Direcção.

 

VerdeGuia - Associação de Moradores da Costa da Guia

 

Respeitosamente,

 

A Direcção.

 

 

Costa da Guia | Cascais