A Direcção da VerdeGuia reuniu com o Presidente da Junta de Freguesia de Cascais Estoril, Pedro Morais Soares

Realizou-se pelas 09.00h, a reunião com o Presidente Pedro Morais Soares no sentido de reforçar a necessidade de respostas às nossas  preocupações que a CMCascais não consegue efectuar em tempo útil.

A ordem de trabalhos infra descrevemos:

– Sinalética vertical e horizontal | Novo Plano de Tráfego

– Plano de Requalificação Ambiental e Urbana da Costa da Guia
Zona 1, 2 e 3

– Associação Chabad | Jewish Life and Learning Center

– Edificado devoluto(Rua das Acácias e Rua dos Abetos)

– Limites geográficos da Costa da Guia e classificação dos arruamentos no GeoCascais

A CMCascais comunicou ao Presidente da JF que a sinalética vertical colocada na Rua dos Hibiscos  e Rua das Faias tinha sido acordada com a VerdeGuia, transmitimos ao Presidente que era mentira,  não nos foi comunicada nenhuma alteração ao tráfego e colocação de qualquer tipo de sinalética. Todos percebemos que existia algo de anormal e o Presidente JF nesse mesmo momento pediu esclarecimentos à CMCascais. Percebeu que algo estava muito mal nos procedimentos desta temática, antes da colocação da sinalética a CMCascais informa a JF do proposto e isso não aconteceu.

Foi solicitado a remoção do sinal de trânsito único no início da Rua das Faias junto à Repsol ou a colocação do sinal de trânsito proibido  na rotunda junto à Praceta das Faias por questões de segurança, a remoção contínua deste último por parte de alguns energúmenos põe em causa a segurança dos moradores e visitantes da Costa da Guia.

A alteração à linha contínua para linha descontínua junto à Repsol na rua N.Srª do Cabo permitindo que se tenha acesso à Rua das Faias no sentido Guincho|Farol da Guia.

Reforçamos a necessidade urgente da execução de lombas redutoras de velocidade com passadeira incluída, estrategicamente implantadas obrigando os condutores a respeitar os limites de velocidade na Rua dos Vidoeiros, Rua dos Pinheiros e Rua das Faias,  correspondente ao efectuado de maneira exemplar e funcional na Rua da Torre.

O Presidente da JF não tem informação sobre o Novo Plano de Tráfego, irá proceder em conformidade e posteriormente nos informará.

Devido ao facto de neste momento não existir qualquer indicação da Localidade Costa da Guia, o Presidente da JF requisitou no momento duas placas e a sua colocação será indicada pela Direcção da VerdeGuia.

Revelámos a preocupação de nada ser transmitido sobre os trabalhos na Zona 1, 2 e 3 do Plano de Requalificação Ambiental e Urbana da Costa da Guia. A informação transmitida em 24 de Abril de 2018 contemplava a conclusão dos trabalhos no fim do verão. Situação desconhecida na JF.

O Projecto Chabad, concretamente o projecto de arquitectura deu entrada na CMCascais para aprovação e o Presidente da JF tinha conhecimento deste procedimento. Muito brevemente teremos dados concretos para avaliar o impacto negativo do mesmo na Costa da Guia e acções a preconizar.

Foi solicitado ao Presidente da JF informação jurídica, ou outra, para o edificado devoluto existente na Rua das Acácias junto ao Garoto da Guia e a moradia na Rua dos Abetos.

O Presidente da JF tem conhecimento da solicitação à CMCascais da actualização do GeoCascais com os limites geográficos da Costa da Guia e os arruamentos inclusos, aprovado em 24 de Abril de 2018. Irá reforçar a sua necessidade.

Todos percebemos a falta de rigor nos procedimentos internos e institucionais por parte da CMCascais.

A Direcção

Voltar ao topo