2000
A VerdeGuia – Associação de Moradores da Costa da Guia, foi criada no ano 2000, por um grupo de moradores, para impedir que o pinhal à entrada da Costa da Guia, pela Rua dos Hibiscos, fosse destruido na sua totalidade para dar lugar a um parque de estacionamento. Protestámos e conseguimos que o mesmo não fosse construído, mantendo intacto esse espaço verde da maior importância para todos os moradores e visitantes da Costa da Guia.
2001
Voltámos a protestar energicamente contra o projecto de construção de um novo loteamento, com 6 Blocos e Centro Comercial, no terreno onde existe hoje o Parque Infantil até à Rua dos Álamos.
A CMCascais acabou por revogar este loteamento, fazendo a doação de metade desse espaço à Igreja Católica.
Foi reconhecido o desempenho da VerdeGuia e concedido um subsídio avultado para a recuperação dos espaços verdes da Costa da Guia que totalizavam 50.000 m2. Seleccionámos as empresas, comparámos os orçamentos, adjudicámos a realização da obra e acompanhámos a sua execução, nomeadamente: a mobilização dos terrenos, a instalação da rega automática, o ajardinamento e a plantação de centenas de árvores.
2003
Lutámos pelo reforço da iluminação pública em toda a Costa da Guia e pela instalação de novos candeeiros nas zonas verdes.
Foi colocada uma vedação de madeira na zona verde em frente à “Casa da Guia”, foram colocados pilaretes em madeira na entrada, começando na Rua dos Hibiscos, foi feita a recuperação completa de vários relvados e a criação de um novo relvado na Rua dos Abetos, foi decidido construir um “Parque Infantil Temático” e iniciámos os preparativos para a sua construção, cujas obras prolongaram-se até meados de 2004. Durante os primeiros anos a manutenção, limpeza e melhoramentos foram assegurados pela VerdeGuia. Esta acção foi extensiva a todos os espaços verdes, tendo-nos ocupado da rega das árvores recém- plantadas.
Levámos a cabo acções de “Educação e Valorização Ambiental”, com a plantação de árvores e a implantação de ninhos, feita por crianças.
Instalámos papeleiras e/ou caixotes de lixo em toda a Costa da Guia.
Procedeu-se à desinfestação da lagarta processionária.
Foram construídas passagens entre várias ruas e passeios em certos locais.
2009
Movimento pela rejeição do projecto megalómano de construção de uma igreja que teria várias capelas mortuárias, salão de festas para 600 pessoas e parque de estacionamento. O projecto foi suspenso.
2010
Procedemos à aquisição e instalação de bancos de jardim e iniciamos o reordenamento da zona de estada junto à vedação de madeira e à ciclovia.
Foi solicitada a construção de um passeio na Rua das Acácias contornando o edifício cuja construção foi embargada.
Foi criada a figura de “Tutor de Bairro”.
Solicitámos insistentemente a construção de um caminho de acesso à EB1, mas só foi possível a colocação de gravilha no caminho existente. Este problema só ficou resolvido no ano 2016.
2011
Solicitámos um reforço de dispensadores de sacos para dejectos caninos.
2012
Reforçámos o pedido à Junta de Freguesia para que fosse feito o passeio a contornar o edifício(continua embargado e abandonado) em construção na Rua das Acácias.
2013
Iniciámos a recolha de dados pessoais dos associados e dos moradores em geral, para facilitar a comunicação por via electrónica.
Criámos um novo endereço electrónico e abrimos uma página no Facebook.
Solicitámos à Junta de Freguesia a limpeza dos graffitis e a reposição de calçadas danificadas.
2014
Realizou-se a primeira reunião com a “Divisão de Cidadania” da CMCascais, para apresentação de actividades lúdico/pedagógicas e sociais, visando uma maior proximidade e interacção entre os moradores.
Foram desenvolvidas acções de limpeza das zonas verdes, envolvendo os moradores e outras acções com a participação dos mesmos, entre elas, aulas de Yoga num relvado.
2015
Participámos em várias discussões com a CMCascais sobre alterações ao PDM, garantindo a salvaguarda das zonas verdes.
Com o objectivo de concorrer ao Orçamento Participativo, apresentámos a proposta de vedação do relvado entre as ruas dos Álamos e das Acácias para evitar a presença de canídeos e dos seus dejectos, devolvendo aos moradores um relvado em condições de higiene, para a simples fruição do mesmo e para a prática de actividades do interesse dos moradores. A nossa Proposta foi aprovado por 1.550 votos e teve execução e inauguração em 2016.
Em Assembleia Geral da VerdeGuia foi salientado o trabalho do falecido Dr. Armando Godinho, enquanto Presidente desta Associação desde o primeiro momento, e foram eleitos novos corpos directivos.
2016
Foram iniciados trabalhos para a construção de uma ciclovia que atravessaria toda a Costa da Guia, destruindo zonas de pinhal e eliminando muitos lugares de estacionamento, para além de criar muita insegurança aos moradores e retirar o ambiente calmo e característico existente. A situação foi resolvida da melhor forma, tendo sido alterado o traçado inicial, a ciclovia passa pela Rua das Faias e segue em direção à Areia, fazendo a ligação ao troço existente no Guincho.
Os caminhos pedonais de acesso à EB 1 e ao Lidl foram construídos e os restantes melhorados.
2017
Ano de grande actividade, com dois temas que se tornaram particularmente polémicos e igualmente participativos, um que ficou discutido e concluído(requalificação do espaço nas traseiras do cemitério), outro que se irá prolongar para 2018(terreno cedido à Associação Chabad).
Consulta pública promovida pela CMCascais, em sintonia com a VerdeGuia(depois de várias reuniões conjuntas e públicas sobre o projecto inicial que previa um Dog Parque, Pomar Comunitário e Eco Parque Infantil), para recolha de propostas por parte dos moradores no sentido da recuperação da zona posterior do cemitério. O resultado final da consulta pública, e que veio a ser implementado pela Cascais Ambiente, foi a de manter o Eco Parque Infantil e a requalificação da zona conhecida como “campo de jogos”, trabalhos finalizados no final desse ano.
Sobre a cedência de terreno à Associação Chabad, desde 2016 (conforme consta no comunicado do ano passado) a Direção da VerdeGuia tem desenvolvido contactos e reuniões para saber pormenores concretos do projecto que se estaria a equacionar para esse terreno. Na Assembleia Geral de 8 de Agosto de 2017 a Direcção teve oportunidade de apresentar toda a informação de que dispunha sobre este tema. Após as várias reuniões realizadas em diferentes momentos, umas com a CMCascais e outras com a Associação Chabad, temos bastantes mais elementos sobre aquilo que é o Projecto (provavelmente final) que a Associação Chabad vai submeter à CMCascais para aprovação e execução.
Foi agendada para dia 9 de Março de 2018 mais uma Assembleia Geral com dois pontos concretos, novas eleições para dirigentes da VerdeGuia e ponto de situação do Projecto Associação Chabad e progressos conseguidos, fruto de todas essas reuniões.
De modo operacional, várias intervenções na Costa da Guia foram tendo lugar a pedido da VerdeGuia em articulação com as entidades responsáveis e, em alguns casos, com o apoio financeiro da Associação.
* Foi remodelada toda a zona verde ao longo da vedação, à entrada da Costa da Guia.
* Pedimos a intervenção da Junta de Freguesia Cascais Estoril para a limpeza de graffitis e o arranjo de calçadas, por diversas vezes tivemos o respectivo apoio a esses pedidos.
* Foram feitos inúmeros pedidos para repor a iluminação pública nas zonas verdes. Está prometida, pela EDP, a sua solução para o primeiro trimestre de 2018.
* Dando continuidade a algo comunicado/iniciado em 2016, continuámos a procura de um espaço para reuniões e para o arquivo de toda a documentação da VerdeGuia, apesar das várias reuniões levadas a cabo com diversas entidades, ainda não foi em 2017 que se tornou possível concretizar esse desejo, a Sede Oficial da VerdeGuia.
* Foram instalados os primeiros bebedouros caninos.
* Foram mudados os caixotes de lixo que existiam em frente à pastelaria “Garoto da Guia”, possibilitando a instalação de uma esplanada.
*Mais sete bancos de jardim foram colocados em diversos locais da Costa da Guia.
* Acompanhámos a “Cascais Ambiente” na recuperação da zona ao longo do muro do “Edifício Neptuno” (Telepizza), onde havia uma horta de moradores, abandonada, tendo sido plantados dezenas de arbustos e árvores e refeito um murete.
* Foi instalado tubo de rega gota-a-gota no Bloco 4 (n.º 432 da Rua das Acácias).
* Após quinze anos sem nenhuma intervenção, as áreas ajardinadas da zona envolvente aos Blocos 1 e 2 (n.º 124 e n.º 188 da Rua dos Hibiscos) e ao Bloco 3 (n.º 347 da Rua das Acácias) foram reordenadas. Contribuímos financeiramente para o seu reordenamento tendo sido removidas plantas extremamente invasoras e causadoras de alergias (plumas), árvores secas e muito mato. Em substituição foram plantados arbustos e suculentas (cactos, que consomem pouca água), foram colocadas vedações em toros de madeira em algumas zonas e aplicada casca de pinheiro nesses locais para ajudar a proteger os solos das ervas daninhas e a conservar a humidade necessária para o desenvolvimento das plantas.
Terminámos o ano de 2017 com uma digna e justa homenagem ao falecido fundador e primeiro presidente da VerdeGuia, Dr. Armando Dias Godinho, que tem desde 28 de Dezembro de 2017 uma placa em sua homenagem no nosso Parque Infantil.
Poderíamos, talvez, ter feito mais e melhor mas, temos plena consciência de ter contribuído para manter a Costa da Guia como um dos lugares mais aprazíveis para viver no concelho de Cascais.
No entanto, para que a VerdeGuia possa levar a cabo a missão a que se propôs e que deseja continuar, precisa de reforçar a sua representatividade institucional através do aumento do número de associados.
Participe e adira à VerdeGuia. O valor anual da quota é simbólico. Unidos fazemos a diferença!
VerdeGuia – Associação de Moradores da Costa da Guia
Direcção
Presidente | Ginha van Doorn
Tesoureiro | Charles Kaufmann
Secretária | Isabel Marques
Assembleia Geral
Presidente | Fernando Nogueira
Secretário | António Gomes Moreira
Conselho Fiscal
Presidente | Vasco Gil
Se quiser associar-se, pode pré-encher esta Ficha de Inscrição e Enviar.
A quota anual é simbólica. São apenas 24,00€/ano.
Se quiser associar-se, pode pré-encher a Ficha de Inscrição.
Após preenchimento, é só clicar “ENVIAR”.
Valor anual da quota: € 24
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |